Medidas de Higiene e Segurança

Receber os nossos visitantes em segurança é a nossa prioridade

Este Alojamento obteve a Declaração de Estabelecimento Saudável & Seguro, atribuída pelo Turismo de Portugal, que representa o nosso compromisso de cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde relativamente à contenção do surto de coronavírus Covid-19.

Alfama Yellow House considera que a segurança, conforto e bem-estar dos nossos hóspedes, colaboradores e fornecedores estão no topo das nossas prioridades. Para isso, definimos um protocolo interno dinâmico adaptado ao surto de COVID-19. Reforçamos os procedimentos diários de forma a garantir que os membros da nossa equipa e os nossos hóspedes se sintam confiantes e que os nossos estúdios lhe ofereçam um ambiente extremamente limpo e seguro. Neste contexto, foram criadas as seguintes medidas de mitigação preventiva:

 

Formação dos colaboradores da nossa equipa

Todos os colaboradores receberam informação e/ou formação especifica sobre o Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19, de onde se destaca:

– Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:

– Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;

– Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;

– Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os membros da equipa e entre estes e os hóspedes, evitando o contacto próximo.

Cada colaborador faz a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e, caso entenda, regista o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar;

Todos os trabalhadores do Housekeeping têm acesso às orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos, tendo sido desenvolvido/atualizado os procedimentos de limpeza e higienização.

Informação a todos os hóspedes

É disponibilizada a todos os hóspedes, através de meios digitais (preferencial) e no próprio alojamento, a seguinte informação:

Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.

O Alojamento possui

– Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os colaboradores, sendo que todos usam permanentemente máscaras e luvas (Housekeeping);

– Equipamento de proteção individual disponível para os hóspedes. Em caso de necessidade o alojamento fornecerá equipamento de proteção individual, como por exemplo oferecer uma máscara ao hóspede antes de entrar, caso não tenha;

– O alojamento garantiu um stock de materiais de limpeza proporcional às suas dimensões.

– Existem dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool em cada apartamento.

– Todos os estúdios possuem contentores de resíduos com abertura não manual e sacos de plástico;

– Em caso de necessidade o alojamento providenciará um local ventilado para isolar hóspedes ou colaboradores que possam ser detetados como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, com casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, kit com água e alguns alimentos não perecíveis.

O Alojamento assegura

– Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e hóspedes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos;

– Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo portas, mesas, interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários);

– Será dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco, sendo que os aspiradores utilizados possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), com muito elevada eficácia a vírus e bactérias.

  • Para além disso, iremos deixar em repouso (24h) os apartamentos utilizados antes da limpeza e sempre que possível.

O procedimento de limpeza e higienização garante

– Foi criado um procedimento com definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada;

– A remoção da roupa de cama e atoalhados será realizada sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e colocando-a no interior de um saco fechado para posterior transporte para a lavandaria.

– A lavagem das fardas dos colaboradores e a roupa de cama/atoalhados será realizada em separado e a temperaturas elevadas. Foram substituídas as fardas para permitir a lavagem das mesmas a elevadas temperaturas.

A operação assegura

– Existe sempre uma pessoa preparada para o acionar todos procedimentos em caso de suspeita de infeção (caso seja necessário acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o Serviço Nacional de Saúde 808 24 24 24);

– A descontaminação da área de isolamento ou dos apartamentos sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente das superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da Direção-Geral de Saúde;

– O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

Para além disso, foram implementadas algumas medidas e/ou sugestões de forma a conter a propagação do vírus em Portugal.

Apesar de o confinamento e quarentena terem deixado de ser obrigatórios, é obrigatório o uso de máscara em transportes públicos, centros comerciais/lojas e restaurantes, bem como em situações sociais (são possíveis encontros de, até, 20 pessoas). É também recomendado que desinfete ou lave as mãos tantas vezes quanto possíveis e necessárias e mantenha o distanciamento social (mínimo de 2 metros). Quando se dirigir a estabelecimentos comerciais, opte por fazer os pagamentos recorrendo à opção contactless para minimizar o risco de exposição.  Para a sua comodidade, sugerimos que opte por utilizar os materiais de que dispõe no estúdio ou pela opção de entregas em casa ou take-away.

Sintomas do COVID-19

Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Os sintomas mais frequentes associados a esta infeção são:

– febre (temperatura igual ou superior a 38ºC)

– tosse

– dificuldade respiratória (ex. falta de ar)

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte (in sns24.gov.pt). Saiba mais informações em: covid19.min-saude.pt

Caso tenha algum destes sintomas, por favor, contacte o número: 808 24 24 24

Disfrute da sua estadia connosco e caso tenha alguma questão ou sugestão, por favor, não hesite em contactar-nos.